Para
vender bem é necessário estar bem preparado e saber apresentar-se de
forma adequada. Ser bem sucedido nessa área requer uma soma de
qualidades entre disciplina, organização, impetuosidade e carisma.
Planeje minuciosamente seu dia a dia, seja organizado ao mapear as oportunidades de venda e prospecção de novos consumidores para o seu produto.
O cliente precisa confiar no seu produto tanto quanto você. Para alcançar esse objetivo é necessário agir com transparência, fornecendo todas as informações e esclarecendo qualquer dúvida que apareça durante a negociação.
Escute seu cliente, procure entender suas necessidades e se aproxime dele. Esqueça a ideia de empurrar o produto mais caro, a compra pode até acontecer, mas se futuramente o cliente se sentir enganado, nunca mais voltará a comprar com você.
Fique sempre ligado na concorrência, estar atualizado sobre como anda o mercado é fundamental para prevenir futuros problemas e aproveitar oportunidades.
Não existe um perfil de vendedor ideal. Tudo depende da empresa e do público consumidor. Algumas lojas exigem um tratamento formal e objetivo, outras necessitam de pessoas comunicativas que estabeleçam laços com o cliente.
O bom vendedor deve saber detectar essas características e agir de acordo. Bons vendedores costumam ser otimistas e alegres, encaram cada dia como uma nova oportunidade de melhorar seu trabalho. Pessoas negativas e pessimistas, raramente conseguem cativar um cliente e consequentemente seu nível de produtividade costuma ser baixo.
Como em qualquer área, o preparo é o diferencial. É fundamental conhecer a fundo seu produto e ser criativo na hora de resolver problemas ou situações delicadas.
DICAS PARA COMPRAR BEM.
Para comprar bem é necessário saber negociar. O termo latino “negociação” em sua acepção pura significa trabalho árduo, difícil. Mas no dia a dia essa palavra se refere ao ato de firmar acordos e realizar transações.
Ao comprar um produto procure ganhar a simpatia do vendedor, seja seu aliado, nunca seu inimigo. Não abra mão da boa educação, um cliente irritado raramente consegue o que quer. A arte da negociação tem muito mais a ver com sedução do que com imposição.
Seja objetivo, deixe claro que pretende adquirir o produto, mas precisa que as condições estejam mais a seu favor. Argumente de forma clara. Não tenha vergonha de pedir desconto, mas mantenha o bom senso, nem sempre o vendedor ou gerente tem autonomia para abaixar o preço.
Use fatos a seu favor, compras a vista, por exemplo, merecem um desconto, ainda mais se forem pagas em dinheiro vivo. Se você é cliente habitual ou está levando um grande volume de produtos, é de praxe pedir um descontinho.
Fique atento às promoções e use sempre seus cupons de descontos. Muitas lojas reservam uma data especial para queima de estoque, essa pode ser uma ótima oportunidade para economizar e comprar mais.
Nas compras de supermercado, prefira os dias de descontos especiais. Nas prateleiras os produtos costumam estar mais baratos do meio para o final do mês, pois o volume de clientes diminui bastante nesses dias.
Para quem gosta de ir à feira, se a intenção é pechinchar, a dica é chegar no final quando os feirantes estão desmontando as barracas e fazem preços especiais para acabar com os produtos.
Fonte: www.sitedecuriosidades.com.br
Mikmat. O Blogspot feito pra Você!
Nenhum comentário:
Postar um comentário